Vou começar uma obra, quem contratar primeiro?
1º PASSO
Antes de mais nada, se você não tem um terreno ou um imóvel e quer adquirir, você deve recorrer primeiramente a uma CORRETORA DE IMÓVEIS.
2º PASSO
Se você tem um terreno e vai construir do zero, ou se pretende reformar seu imóvel, a primeira pessoa a quem você deve recorrer é o ARQUITETO(A).
Isso porque projeto arquitetônico é a base de tudo, serve de base para o projeto estrutural, para os projetos de instalações, e mais importante: é o planejamento para a construção.
Muita gente comete o erro de fazer projeto arquitetônico com engenheiros civis. Mas não é o ideal, pois como o nome já diz, projeto arquitetônico deve ser feito por arquiteto. Bons engenheiros sempre indicam arquitetos para fazer projeto, pois sabem que é a melhor opção para o cliente.
3º PASSO
Com o projeto arquitetônico em mãos, aí sim você vai recorrer a um ENGENHEIRO CIVIL para realizar os projetos complementares: estrutural, instalações, automação...
Com todos os projetos prontos, você pode realizar o orçamento e a execução da obra com a mesma equipe de arquitetura/engenharia que realizou os projetos (caso esteja no escopo de serviço deles), ou com uma construtora ou outro responsável técnico (engenheiro/arquiteto).
OBS.:
Aqui no ABRA, nós fazemos o projeto arquitetônico. Ainda não oferecemos o serviço de execução de obra. Após a realização do projeto, nós temos parceiros de confiança para indicar aos nossos clientes, que serão responsáveis pela execução.
Fazemos, porém, acompanhamento, que consiste em visitas técnicas para conferir se o andamento da obra está de acordo com o projeto - quando o cliente contrata este serviço.
Dependendo do acerto com o/a responsável técnico da obra, você pode contratar seus próprios prestadores de serviço (pedreiros, ajudantes, carpinteiros, assentadores de piso, gesseiros...) para ele(a) guiar, ou ele(a) terá a própria equipe. E essa é a última etapa antes da obra começar.
Nós, do ABRA, somos veementemente contra a execução de obra por conta própria pelos clientes, sem um responsável técnico. Esse tipo de decisão afeta negativamente no resultado final, além de dar muita dor de cabeça para o cliente. E é uma falsa economia. O famoso "barato que sai caro". Então, se você preza pelo seu dinheiro e pela sua saúde mental, não faça obra direto com pedreiro. É um tiro no pé.
Por fim, fique com esse diagrama que resume bem o que explicamos aqui, e qualquer outra dúvida, é só entrar em contato.
RESUMO:
A ordem é essa:
Aquisição de um terreno ou imóvel
CORRETORA DE IMÓVEIS
Projeto Arquitetônico
ARQUITETO(A)
Projetos
Complementares
ENGENHEIRO CIVIL
Execução da obra
CONSTRUTORA /
ENGENHEIRO CIVIL /
ARQUITETO(A)